19 dezembro 2012

Como manter a pele saudável e combater as rugas?

Esse é um assunto que começa a nos assombrar desde bem novinhas. E quanto mais o tempo passa, mais a gente fica preocupada e atenta às mudanças na nossa pele.
É normal que com o passar do tempo nossa pele perca a hidratação e vá ficando mais ressecada, e consequentemente a gente perde a elasticidade, ficam flácidas e acabam aparecendo linhas finas que mais tarde viram linhas “grossas”, as rugas.
Mas a gente vê que algumas pessoas conseguem ficar mais velhas e ainda manter uma pele com aparência bem saudável, enquanto outras parecem envelhecer mais rápido. Claro que a genética conta um pouco para isso, mas há várias coisas que podemos fazer para ajudar a nossa pele a se manter mais saudável e jovem com o passar dos anos. Vamos aprender?

Há basicamente dois processos que fazem a pele envelhecer mais rápido:  a oxidação e a glicação.
A glicação é  uma mistura de açúcar com proteínas (que acontece quando a gente come doces e massas demais) que destrói as fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela sustentação e firmeza da pele, e causam a flacidez.
O segredo aqui é controlar a alimentação. Evite doces e massas e invista nas frutas, legumes e alimentos que fazem bem para a pele, como o peixe que contém omega 3.
Já a oxidação acontece quando substâncias químicas instáveis que se formam tanto fora quanto dentro do nosso corpo e atacam nossa membrana celular para se estabilizar (radicais livres) e destroem o DNA das células. Daí a nossa pele fica flácida, com manchas e marcas de expressão.Temos então que evitar os fatores que contribuem para a formação de radicais livres como: poluição, radiação ultravioleta do sol, cigarro, álcool, estresse, excesso de consumo de gorduras saturadas e substâncias tóxicas encontradas em alimentos e bebidas.

Você pode notar que as pessoas que fumam tem rugas e marcas de expressão mais fundas que as pessoas que não fumam, fora as manchas na pele e a coloração acinzentada ou amarelada.

Mais uma vez controlar a alimentação ajuda muito, pois encontramos antioxidantes importantíssimos em alimentos comuns: a vitamina C está presente em frutas cítricas, como laranja, morango, acerola; a vitamina E é encontrada em óleos vegetais, castanhas, azeite, amêndoas, nozes e legumes; selênio, presente na castanha do Pará e carnes; a vitamina A é encontrada em vegetais alaranjados, como cenoura, abóbora, mamão e manga e zinco, presente em carnes, peixes e aves.

Beber muita água todos os dias também ajuda a manter a pele hidratada.

Mas não podemos esquecer jamais do protetor solar, afinal ele protege a nossa pele contra os raios ultra violeta, que não são encontrados apenas no sol, mas também em vários tipos de lampadas comuns e em monitores e televisores também. Lembre-se sempre que a ação dos raios ultravioleta é acumulativa, ou seja, se você teve uma insolação quando tinha 13 anos, esse dano causado na sua pele pode se transformar em rugas e até em câncer quando você tiver 30 anos!.
Agora vamos falar de cremes hidratantes anti-idade que são importantíssimos, pois hidratam a pele, devolvem a elasticidade e combatem a flacidez. Vários cremes também suavizam as linhas de expressão que já existem e previnem o aparecimento de outras.
Os  dermatologistas recomendam que se comece o uso de anti-idade a partir dos 25 anos, mas não é por isso que nós que somos mais novas não vamos usar hidratante na pele, nós devemos sim, hidratar a pele todos os dias, independente do creme conter anti-idade ou não. Assim quando a gente chegar aos 25 já vamos estar com uma pele ótima, e vamos ter poucas linhas de expressão para nos preocuparmos.
A consulta de um dermatologista é essencial, assim podemos achar o creme certo para a nossa pele.
E vocês , o que usam para combater as rugas? 


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